expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cap. 10 - Respostas

Págs. 27 e 28

1. O fato de o país ser uma ilha próxima ao continente possibilitou o isolamento do povo japonês quando achavam necessário e a proximidade com o continente possibilitava o contato quando julgavam conveniente.

2. Os primeiros japoneses teriam atingido as ilhas durante a última glaciação, quando os níveis dos mares estavam mais baixos e havia uma ligação entre o continente e o Japão.

3. A introdução da cultura do arroz e a tecnologia da fundição de bronze que chegaram ao Japão por meio da península da Coreia.

4. Era bastante parecida com o sistema feudal que existiu na Europa séculos antes. O poder estava centralizado nas mãos de uma pessoa; no caso do Japão, esse "governante" seria o samurai, que definia as leis e julgava os considerados criminosos.

5.Era Meiji.

6. Corporações lideradas por tradicionais famílias japonesas, financiadas pelo Estado. Atuavam nas áreas de exploração mineral, sistema financeiro, comércio exterior e principalmente, na indústria.

7. Conquistar novos territórios tendo em vista que o Japão é bastante limitado em recursos naturais, e explorar outros mercados consumidores para seus produtos.

8. China e Rússia.

Pag. 31

1. 1941: Os japneses fizeram um ataque surpresa à base estadunidense no Hawai, forçando os Estados Unidos a entrarem na Segunda Guerra Mundia.

1945: O Japão derrotado foi sitiado e bombardeado por armas atômicas pela primeira e última vez na História.

1952: Fim da ocupação dos Estados Unidos no Japão, que retomou a condução de seu país, apresentando elevados índices de crescimento econômico.

2. As indústrias que operam no padrão toyotista trabalham com o mínimo de estoque de peças e produtos acabados. Produzem apenas aquilo de que o mercado necessita, reduzindo muito os custos de produção com estoque e armazenagem.

3. A criação de produtos que atualmente estão na maioria dos lares do mundo, como os videogames, e o desenvolvimento da tecnologia da robótica.

4. A manutenção dos postos de trtabalho em tempos em que questões ambientais e sociais discutem a sociedade baseada no consumo exgerado de bens materiais.

Págs. 33/34

Atividades (Cruzadinha)

a- China
b- Petróleo
c- Arábia Saudita
d- Automobilístico
e- Degelo
f- Pesca
g- Poluição
h- Mecanização
i- Serviços
j- Alimento
k- Tóquio
l- Estados Unidos

Pág. 37
1. O Japão é um país bastante povoado, ou seja, possui um território relativamente pequeno se comparado ao brasileiro e uma população grande, o que gera alta densidade populacional.

2. O país possui uma elevada expectativa de vida, acima dos 78,8 anos para homens e 85,6 para mulheres, o que acaba por refletir em uma presença grande da população idosa, somando cerca de 22% do total. Já a taxa de fertilidade é um fator de preocupação para os japoneses, pois a média é de 1,2 filho por casal.

3. A falta de espaço, pois algumas moradias são como "caixas de guardar pessoas".

4. Culinária, técnicas agrícolas e modalidades esportivas, como o judô, no qual o Brasil inclusive conquistou medalhas olímpicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente....Com educação e civilidade.