expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 11 de junho de 2011

Vulcão chileno entra em erupção em 04.06







O vulcão Puyehue entrou em erupção no sábado passado (4) na região de Los Rios, no sul do Chile. As autoridades retiraram cerca de 600 moradores da área próxima ao vulcão e não há informes de feridos.
Escritório Nacional de Emergências do Chile disse que a erupção começou depois de uma série de pequenos tremores de terra, que chegaram a acontecer com a frequência de 230 por hora. O vulcão Puyehue fica cerca de 800 km ao sul de Santiago.



A recente atividade do vulcão Puyehue, no Chile, colocou em evidência uma formação montanhosa que não apresentava uma erupção importante desde 1960.
A fumaça provocada pela erupção atingiu seis países na América do Sul, forçou o cancelamento de voos e forçou a retirada de 4 mil pessoas de povoados chilenos próximos. A cidade de Bariloche, destino turístico na Argentina, chegou a ficar sem energia elétrica na terça-feira (7).
Localizada no centro do Chile, a formação montanhosa tem 2.240 metros de altura. Atividades intensas no vulcão ocorreram há 51 anos, dois dias após um terremoto intenso que ficou conhecido como "evento de Valdivia" (cidade chilena).
Segundo especialistas consultados pelo G1, o Puyehue é um estratovulcão, uma formação em formato de cone e é feito de várias camadas rochosas.
As cinzas, até agora, alcançaram 10 quilômetros de altura, e se estenderam por 100 quilômetros ao redor do vulcão, mesmo antes da dispersão começar.
Os ventos e correntes frias podem fazer as partículas do vulcão permanecer até meses na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente....Com educação e civilidade.