expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Empresa chinesa fará investimento recorde no Brasil


A chinesa XCMG, gigante de máquinas pesadas, destinará cerca de 334 milhões de reais em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, e deve gerar cerca de 5.000 empregos diretos e indiretos. O valor é o maior investimento da China no Brasil até o momento e será utilizado para a construção da primeira unidade fabril da empresa fora do país.

Na próxima terça-feira (17/5), o prefeito da cidade, Agnaldo Perugini, receberá a visita de Zhang Jinghua, prefeito da cidade de Xuzhou, sede da XCMG, e do presidente da empresa Wang Min. A XCMG oficializará também a instalação de um centro de pesquisa e tecnologia no município.

As negociações tiveram início há cerca de um ano e envolviam pelo menos outros três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Mas a boa localização logística de Pouso Alegre e os benefícios oferecidos pela administração voltaram os olhos dos chineses para o município.

Para atrair a empresa, a prefeitura de Pouso Alegre ofereceu aos chineses isenção de 5 anos sobre o Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) e isentou a empresa do ISSQN para construção e do ITBI. Além disso, vai doar 225.000 metros quadrados à empresa, parte do terreno de 806.000 metros quadrados adquirido para a implantação da fábrica às margens da Rodovia Fernão Dias. Apenas para aquisição do terreno, o investimento será de 12 milhões de reais.

Com a conclusão da compra do terreno, as obras da nova fábrica da gigante chinesa deve começar em julho. A produção deve ter início ainda nos primeiros meses de 2012. Mas, até que a produção se inicie, os chineses devem importar máquinas da China para o Brasil para, na sequência, revende-las, a partir de Pouso Alegre para toda a América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente....Com educação e civilidade.