expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Shenzhen:Cidade que abriu economia de mercado na China completa 30 anos

A cidade de Shenzhen, construída há 30 anos praticamente do nada pela China para testar nela a economia de mercado, comemora nesta segunda-feira seu 30º aniversário com um ato do qual participou o presidente Hu Jintao, informou a agência oficial Xinhua.
A cidade de quatro milhões de habitantes, que há três décadas era um povoado de pescadores, é hoje sede de grande parte da indústria tecnológica chinesa, tanto nacional como das multinacionais que investem no gigante asiático.
No ato comemorativo, o secretário do Partido Comunista em Shenzhen, Wang Rong, destacou que a cidade continuará desempenhando o papel de pioneira no desenvolvimento da China, assim como de "vanguarda do desenvolvimento científico do país".
Deng Xiaoping, pai da reforma e abertura econômica da China, decidiu no começo dos anos 80 testar de forma experimental as regras do mercado capitalista em Shenzhen.
O lugar escolhido não foi casual, e se baseou no fato de que era a localidade mais perto da então colônia britânica de Hong Kong, um dos centros de ponta das finanças e do comércio da Ásia Oriental.
Em três décadas, a cidade se transformou em uma urbe de arranha-céus, dedicada quase plenamente à indústria da exportação - especialmente no setor tecnológico - e uma das regiões com maior nível de renda do país.
Este ano, Shenzhen ocupou muitas páginas nos jornais chineses porque foi ali que aconteceu a alarmante onda de suicídios nas fábricas do multinacional tecnológica taiuanesa Foxconn.
Esta onda de suicídios levou a China a reconsiderar as condições de trabalho de seus operários nas fábricas do país, muitas delas destinadas à exportação de produtos para todo o planeta e onde costumam predominar os longos horários e os baixos salários.

2 comentários:

  1. para mim é uma cidade que tem grande potencial no mercado mundial,vamos a cada dia acreditar nesta cidade de tecnologia de ponta.

    ResponderExcluir
  2. JOHN Silva8 January 2013 22:51

    for me it is a city that has great potential in the global market, we believe every day in this city of technology.

    ResponderExcluir

Comente....Com educação e civilidade.