expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Países que tem a bomba atômica

EUA, Rússia, China, Reino Unido e França são os Estados nucleares no direito internacional, mas não estão sozinhos no clube atômico.
Índia e Paquistão produziram bombas nos anos 1970.
Israel tem mas não confirma.
Irã e Coréia do Norte aspiram a ter as suas.
Brasil, África do Sul e Líbia desistiram pelo caminho.

A África do Sul produziu seis bombas nucleares nos anos 1980 - provavelmente com ajuda de Israel - mas desmantelou-as no início dos anos 1990, após o fim do apartheid.
O Brasil foi outro país que esteve perto de produzir a bomba, durante a ditadura militar dos anos 1970. A chegada da democracia em 1985, pôs fim às suas aspirações. A Líbia também teve um programa nuclear por volta dos anos 1980, mas desistiu em 2003.

Atualmente, Coréia do Norte e Irã são os dois países que se pensa estarem a tentar obter capacidade nuclear. O regime comunista norte-coreano abandonou o Tratado de Não Proliferação em 2003 e em 2006 e 2009 realizou testes que não teriam sido bem sucedidos. O Irã retomou em 2007 um programa nuclear que segundo a secreta americana deverá permitir testar uma bomba entre 2010 e 2015. Teerã rejeita as acusações.

Índia e Paquistão, irmão-inimigos do continente asiático, separados pela religião, são dois países que não assinaram o Tratado de Não-Proliferação e possuem armas nucleares. A Índia testou o que chamou "explosivo nuclear com fins pacíficos" em 1974, mas a bomba só chegou em 1998. Em reação, o Paquistão testou a primeira bomba no mesmo ano.
Israel é outro país que se acredita ter armas nucleares mas não o confirma oficialmente.

EUA, Rússia, China, França e Reino Unido, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, são Estados nucleares reconhecidos pelo Tratado de Não-Proliferação. Os EUA foram os primeiros a obter a bomba em 1945 e os únicos que a usaram. A Rússia fez o seu primeiro teste nuclear em 1949, quando era União Soviética. Reino Unido e França conseguiram a bomba em 1952 e 1960. A China fez o seu primeiro teste em 1964.

Recriação do momento da explosão da bomba atômica sobre Hiroshima; em inglês; use fone de ouvido para maior realismo.

Um comentário:

  1. COM EDUCAÇÃO E CIVILIDADE, EU TENHO UMA VONTADE LOUCA DE DAR UMA SURRA DE CINTA BEM DADA NO COLLOR, PORQUE FOI ELE QUE ACABOU COM O POGRAMA NUCLEAR NO BRASIL, QUANDO EM 1990 LANÇOU UMA PÁ DE CALL NO POÇO DE CACHIMBO E DETERMINOU SUA DESTRUIÇÃO. VEJA SÓ O QUE SERIA DO BRASIL HOJE COM SEU POGRAMA NUCLEAR PRONTO. TODOS NO RESPEITARIA, SERÍAMOS UM PAIS COM PESO DE BARGANHA. E O QUE SOMOS HEJE?

    ResponderExcluir

Comente....Com educação e civilidade.